Saiba mais sobre esta poderosa ferramenta de marketing

Conheça agora tudo sobre esta incrível ferramenta de marketing  cada vez mais usada em ações dentro das empresas. Neste artigo você verá : o que é brinde , como surgiu os  brindes personalizados e os  processos de personalização.

Definição de brindes

Brindes são produtos personalizados para distribuição a um público alvo direcionado com o objetivo de promover o marketing de uma empresa ou evento.

História dos brindes

A história dos brindes tem origem com o hábito de dar presentes e a evolução dos processos de personalização. Os primeiros registros são da antiguidade romana quando as pessoas na virada de cada ano davam presentes uns aos outros.  Segundo nossos costumes de presentar as pessoas no Natal origina da história dos Reis Magos, enquanto eles foram dar a Jesus ouro, incenso e mirra.

O costume de dar brindes foi mantido durante a Idade media. A entrega de presentes  foi um instrumento usado como aproximação e conciliação entre povos. Um exemplo no final desta era o papa entrega presentes aos irmãos Polo para enviar ao imperador mongol Kablai Kan. Agora em nossa época contemporânea temos 2 exemplos de ações de marketing com brindes. No ano de 1887   a Coca Cola laçou uma ação de marketing inovadora com distribuição de amostras grátis da bebida.  Já a empresa McDonald’s  incluiu pela primeira vez em 1979 um brinquedo como brinde na compra de uma refeição.

Na antiguidade Grega monogramas foram personalizados em moedas representando o símbolo de uma cidade grega. Portanto a personalização de objetos foi durante toda a história dominado pelas marcas da realeza dominante de cada época. Como os processos de personalização no passado eram muito arcaicos somente quem tinha muito poder podia fazer um pedido de algo personalizado.

As possibilidades em produzir produtos personalizados foram crescendo proporcionalmente com o decorrer da história humana. Abaixo está a cronologia dos primeiros processos de personalização:

Xilogravura (século XI )

Foi um dos primeiros processos de personalização criado no século XI . Em um pedaço de madeira era lascado a forma do desenho, sobre ele era colocado a tinta e assim serviria de matriz para transferir o desenho para o papel. Foi muito importante na Idade Media para reprodução de livros.

Litografia( século XVIII )

A litografia foi inventada no ano de 1796, a partir de pedra litográfica que faz um contraste químico entre a gordura e a água. Em 1837 o processo tornou-se colorido e evolui para a impressão offset imprimindo indiretamente através de uma manta de borracha. Desse modo o processo offsset atinge altas velocidades de produção além de possuir custos baixos para as chapas de impressão a partir dele é feito jornais, revistas e embalagens, cartões, panfletos, brindes entre outros.

Serigrafia ( século X)

Na China durante a dinastia Shang( século X) surgiu a personalização por serigrafia. No ano de 1907 o inglês Samuel Simon patenteou a personalização por serigrafia, e logo após foi se tornando mais popular. Atualmente sendo muito usado no ramo de brindes.

Tampografia em brindes (século XX)

A tampografia foi criada como solução para imprimir em objetos de 3 dimensões. Embora a técnica existe a séculos, o processo começou a evoluir a partir dos anos 60 quando os equipamentos ficavam mais avançados. Então produzindo em velocidades e padrões qualidades cada vez maiores . Sendo ideal para produção de diversos tipos de brindes com formatos diferentes.

Sublimação  em brindes , era atual

O processo de sublimação de tinta foi criado na década de 60 . Em primeiro lugar a tinta passa do estado sólido para o liquido quando atinge uma temperatura perto de 190 Celsius, sem passar pelo estado gasoso. A personalização de objetos a partir da sublimação tornou possível em objetos nos últimos anos e vem se tornando muito popular. Dessa forma a qualidade de impressão e as possibilidade de personalização de brindes são imensas.

Marcação Laser  em brindes

A marcação a laser é processo que grava no material por um feixe de laser de alta energia.  As qualidades da gravação a laser estão na alta definição da personalização em brindes mesmo com fontes pequenas. Acima de tudo é  excelente para gravações em materiais metálicos. Porque a gravação no metal ganha um refinamento em cada detalhe da logo personalizada.

 Faturamento total da indústria de impressão no processo de impressão na UE (a partir de 2007)
Impressão litográfica(offset) Gravura Impressão Digital Serigrafia Pressão alta
70% 12% 8% 6% 4%

A evolução nos processos de personalização com entrada de novas técnicas , máquinas mais avançadas e  pesquisas contribuem para o crescimento do setor . Assim podemos concluir que quantidade de brindes que podem ser personalizados só aumenta com o decorrer da história.